Correio Popular Notícia



Reforma do aeroporto é tratada como prioridade

Data da notícia: 29/06/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130629-132.jpg[/IMG] (Da Redação) A reforma do Aeroporto de Ji-Paraná será tratada como prioridade pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR). O pleito foi feito esta semana pelo senador Acir Gurgacz (PDT) à diretora do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Fabiana Todesco, que incluiu o projeto de reforma da pista do aeroporto José Coleto entre as prioridades do programa.
As obras contemplam a reconstrução da pista, nas mesmas dimensões da atual, com custo estimado em R$ 14 milhões. "Esta reforma já estava em nosso cronograma de obras, mas iremos acelerar o processo de licitação", disse Fabiana Todesco.
O diretor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER-RO), Humberto Fayal, e o engenheiro Raimundo Quezada, analista de Infraestrutura do Profaa, também participaram da reunião. Os dois ficaram com a responsabilidade de analisar e adequar o projeto do DER-RO aos critérios técnicos e financeiros da Secretaria de Aviação Civil. "Vamos concluir essa etapa até a próxima terça-feira e então poderemos licitar obra", salientou Fayal.
O senador Acir Gurgacz destacou que tem apoiado o DER-RO e a Fundação Ji-Cred, que administra o aeroporto José Coleto, em todas as suas reivindicações. "Hoje, a mais urgente é a reforma da pista, mas já estamos trabalhando para viabilizar um projeto que contemple a ampliação do aeroporto, com a construção de um novo terminal, estacionamento, sinalização noturna e equipamentos modernos", detalhou Acir.
Este projeto de ampliação da estrutura do aeroporto está sendo tratado dentro do Plano de Investimento em Logística de Aeroportos do Governo Federal, que também prevê melhorias nos aeroportos de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Pimenta Bueno, Vilhena e Cacoal, com recursos que virão do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e do Banco do Brasil.

SEM RESTRIÇÃO - Na quarta-feira, a bancada federal de Rondônia se reuniu com diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que esclareceu que não há nenhuma restrição com relação aos voos que saem do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná. A informação foi repassada pelo diretor de Infraestrutura Aeroportuária do órgão, Rodrigo Moser, em reunião com a bancada federal de Rondônia.
O deputado federal Marcos Rogério (PDT), explicou que a suspensão dos voos de aviões a jato foi uma medida de precaução da administração do aeroporto, por causa dos problemas de afundamento na pista. Durante a audiência, o senador Acir fez contato com a empresa aérea Azul e reforçou o pedido para que as aeronaves de grande porte voltem a operar na cidade. O parlamentar obteve a confirmação de que, a partir do dia 4 de julho, um novo voo noturno, saindo de Cuiabá, vai operar na cidade. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1504 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.